Associação das Empresas Sediadas no Polo Empresarial Goiás

As boas dinâmicas da economia são resultantes dos investimentos privados, realizados pelo espírito empreendedor das pessoas, as quais, através da busca de seus ganhos, acabam promovendo o desenvolvimento na forma sustentável, ao gerarem emprego e renda, criando assim o bem-estar social nas regiões. Importante ressaltar que a produção econômica precisa estar inserida em um ambiente favorável à mesma, onde prevaleça a liberdade e as parcerias do setor público com o privado. Aos governos, cabe criar essas condições para que esses investimentos possam prosperar, zelando da moeda, promovendo uma infraestrutura de apoio, uma legislação pertinente, segurança, saúde, educação, estímulo ao setor externo, políticas de atração de inversões, equilíbrio de suas contas, dentre outras ações de políticas públicas, sejam na esfera federal, estadual e municipal.

 

O governo municipal de Aparecida de Goiânia, especialmente na gestão dos ex-prefeitos Maguito Vilela, Gustavo Mendanha e agora o prefeito Vilmar Mariano se notabilizaram ao promoverem políticas públicas eficazes e com ampla parceria com o setor produtivo local, liderado pela Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG). Essas ações culminaram também com a construção e apoio institucional de polos, sejam empresariais ou industriais, neste município. Dentre as diversas parcerias locais de sucesso, pode-se cita o Polo Empresarial Goiás, criado em 13 de junho de 1997, através da Lei Municipal n. 1623, que gera mais de 22.000 mil empregos, com mais de 220 empresas instaladas, em uma área de 3,7 milhões de m2, sendo referência nacional desse modelo empresarial. Operam hoje em Aparecida 11 polos industriais. Em 2023, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (CODEGO) lançou seu segundo polo industrial na cidade, próximo à rodovia BR-153, o Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (DIANOT). Recentemente, com vista a impulsionar a economia local, a prefeitura criou a Companhia de Desenvolvimento de Aparecida de Goiânia (CODAP), a qual tem como escopo a construção e o apoio a novos polos empresariais e industriais nessa região goiana.

 

Ao longo de 10 anos, entre 2012 e 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) de Aparecida de Goiânia, em termos nominais, mais do que dobrou, crescendo 102,67%. No mesmo período, o PIB de Goiânia cresceu 59,79% e o do Estado de Goiás 94,3%, todos abaixo do PIB aparecidense, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto a arrecadação do ICMS em Aparecida de Goiânia cresceu 243%, entre os anos de 2014 e 2023, em Goiânia ela se expandiu apenas 24%, de acordo com o Instituto Mauro Borges (IMB). No que diz respeito ao total de pessoas admitidas em Aparecida de Goiânia, comparados com Goiânia, os números são, respectivamente, 12% e 9,9% de crescimento, entre 2014 e 2023, (IMB). Quando se analisa a frota de caminhões em uma região qualquer, pode se ter inferências a respeito do comportamento de sua economia. Quanto mais caminhões circulando, maior a expansão econômica local. Entre 2014 e 2023, a frota de caminhões em Goiânia, praticamente, não cresceu. Ao mesmo tempo, em Aparecida, essa frota aumentou em mais de 24%, números publicados pelo IMB. É crível admitir que a existência de polos empresariais e industriais neste município colaborou e colabora para esses robustos números da economia local.

 

Esse município tem pressa em seus avanços econômicos, sociais e políticos. Os números aqui apresentados expressam os resultados positivos das gestões municipais dos últimos anos e da atual. Já se aproxima uma realidade onde Aparecida será o segundo PIB mais rico de Goiás, um dos maiores do Centro-Oeste e do País. Com o reforço dessas parcerias entre Estado, Prefeitura e Iniciativa privada, onde os polos são sinônimos constantes de desenvolvimento sustentável, Aparecida de Goiânia continuará sendo a terra que melhora a cada dia e das grandes oportunidades. Que assim seja!  

 

Paulo Borges Campos Jr

Economista com doutorado pela UFG

Secretário Executivo de Economia e Parcerias da Secretaria Municipal da Fazenda de Aparecida de Goiânia.